O planejamento estratégico é efetivado por meio de dois procedimentos: a concepção e a execução. A concepção trata da definição dos objetivos, ações estratégicas, metas e indicadores em que se demonstra o fluxo da operação. A execução, por sua vez, trata da realização de projetos e ações para o sucesso das proposições.
Assim, os objetivos estratégicos inspiram as ações estratégicas que derivam metas que são analisadas por indicadores, devendo constituir-se em um conjunto equilibrado e integrado.
As ações contidas no Mapa Estratégico do Município de Itajaí e organizadas nas quatro dimensões: econômica, infraestrutura e meio ambiente, desenvolvimento social e governança, foram validadas e consolidadas em todas as secretarias, autarquias e fundações que formam o conjunto gestor do município de Itajaí.
Dimensões
São consideradas representações de agrupamentos das áreas de atuação que possuem elevada relevância e que concatenam o conjunto de ações com objetivos em comum. As quatro dimensões definidas na estruturação do PEMI 2040 são:
DIMENSÃO
ECONÔMICA
DIMENSÃO
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL
DIMENSÃO
INFRAESTRUTURA
E MEIO AMBIENTE
DIMENSÃO
GOVERNANÇA
Áreas estratégicas
São os desdobramentos das dimensões em áreas a serem impactadas pelo conjunto de objetivos e ações do planejamento estratégico. Para cada dimensão foram definidas as suas respectivas áreas estratégicas:
Econômica
Indústria, Serviços, Ciência, Tecnologia, Agricultura, Pesca, Porto e Turismo.
Desenvolvimento Social
Educação, Cultura, Saúde, Segurança, Social, Esporte, Trabalho e Habitação.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana.
Governança
Finanças, Pessoal, Planejamento, Processos e Jurídico.
OBJETIVOS
ESTRATÉGICOS
São resultados a serem alcançados pelas atividades executadas no intuito de se obter êxito no cumprimento do planejamento estratégico.
AÇÕES
São os desdobramentos das dimensões em áreas a serem impactadas pelo conjunto de objetivos e ações do planejamento estratégico. Para cada dimensão foram definidas as suas respectivas áreas estratégicas.
INDICADORES
Medem a evolução dos resultados obtidos com a implantação das ações, de forma a comparar resultados com as metas pré-estabelecidas.
METAS
São pontos ou posições a serem alcançados no futuro. Constituem-se em propulsores da gestão – gerenciar consiste em desenvolver ações objetivando o atingimento das metas.