PEMI

O Escritório PEMI

É um órgão de apoio às secretarias, autarquias e fundações do município de Itajaí. Ele tem o objetivo de promover a sinergia entre estes órgãos e facilitar a execução das ações identificadas, com método e procedimento definidos, de forma a evidenciar o sucesso em cada atuação.

Baseado no conceito de escritório de projetos ele é uma estrutura organizacional onde interagem os seguintes eixos de trabalho:

Todos os eixos trabalham com a missão de contribuir tecnicamente para a consolidação e continuidade do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí com vistas ao futuro da cidade e ao suporte gerencial no âmbito da prefeitura de Itajaí.

A caracterização e o descritivo de operações desse escritório são emoldurados pelos princípios de Gestão de Projetos, de forma organizada e centralizada nas demandas que são identificadas, planejadas, priorizadas e executadas pelas Unidades Gestoras, tendo em vista as características da estrutura organizacional e funcional da prefeitura.

Além da necessidade de garantir o relacionamento entre a gestão estratégica e a de projetos e unidades gestoras, outros fatores motivaram a criação dessa estrutura de gestão:

  • Subsidiar o Governo com informações sobre os programas e projetos estruturantes da gestão, atuando como a principal fonte dessas informações.
  • Apoiar os gestores e multiplicadores que atuam nos programas e nos projetos para a condução de suas atividades com: assessoria, metodologia, processo e habilidades, bem como no gerenciamento da priorização do portfólio para a utilização dos recursos, considerando a perspectiva de realização de projetos cada vez mais ousados.

Dentre as atribuições, pode-se destacar o mapeamento dos projetos atuais e em execução no município de Itajaí, assim como o apoio no desenvolvimento de projetos, a partir do PEMI 2040 e do plano plurianual (PPA). Destaca-se também o monitoramento das janelas de oportunidades para a captação de recursos e proposição de projetos nas esferas estadual, federal e internacional, bem como junto à órgãos de apoio e fomento ao desenvolvimento de programas e políticas públicas.

Por fim, o Escritório PEMI busca aprimorar continuamente a metodologia de gerenciamento de projetos utilizando instrumentos e formulários, modelos de documentos e relatórios e, ainda, a definição e a revisão das metas e dos indicadores municipais, particularmente os de Itajaí.