PEMI

SOBRE ITAJAÍ

Itajaí é um município de Santa Catarina, localizado no litoral norte da unidade federativa que possui, estimados, 223.112 habitantes (IBGE/2020). Cidade costeira e estuarina, onde próximo do ponto denominado “Marco Zero” da cidade em seu centro urbano histórico, se localiza a foz da maior bacia hidrográfica do estado, originando-se justamente do rio “Itajaí-Açu” o nome do lugar.

Desde sempre, Itajaí tem forte identidade e ligação com a água, a navegação e a pesca, disso se deriva o fato de que hoje a cidade abriga um dos mais importantes complexos portuários do país. O Porto de Itajaí é o segundo no ranking nacional em movimentação de cargas em contêineres, também o maior porto de pesca marítima e o maior exportador de alimentos congelados do país, fatores que também proporcionaram o desenvolvimento de um dos maiores complexos logísticos brasileiros.

Considera-se, igualmente, a indústria naval com estaleiros de alta performance e capacidade, os eventos de grande porte aliados aos esportes náuticos, o turismo, a cultura diversificada e a educação, com a sede de “uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior brasileiras” (UNIVALI, 2021) e o fato de que Itajaí, além disso, se destaca com o 2º Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, com evolução constante do seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) na marca de 0,795 (IBGE, 2021).

De acordo com a publicação “Melhores Cidades para se Fazer Negócios”, Itajaí é referência nacional em desenvolvimento econômico e a 9ª melhor cidade na categoria, elevando-se da 36ª para a 25ª posição de 2018 para 2019 (URBAN SYSTEMS, 2019). Já, no Ranking Connected Smart Cities 2020, é a melhor cidade de Santa Catarina em urbanismo e 24ª na classificação nacional, apresentando destaque em nove, dos onze eixos avaliados e classificada com a 5ª melhor governança do país. (URBAN SYSTEMS, 2020).

Tais indicadores comprovam projeções feitas, ainda em 2011, pela Exame (revista brasileira especializada em economia, negócios, política e tecnologia) que traçou, naquela época, uma criteriosa perspectiva de desenvolvimento de dez regiões brasileiras, onde Itajaí figurava como uma das cidades que cresceria de forma significativa nos próximos anos. As bases dos panoramas da matéria intitulada “A marcha da economia brasileira” foram justamente os complexos portuário/logístico e o crescimento do PIB per capita, do número de empregos formais e de novas empresas instaladas. (EXAME, 2011).

Itajaí Cidade em Movimento

Hoje quem vive em Itajaí tem muito do que se orgulhar. No maior polo náutico e pesqueiro do país, o desenvolvimento está em toda parte. Ele pode ser visto no crescimento da movimentação do porto, no fortalecimento da economia e, principalmente, nos investimentos que estão transformando a cidade.

Essa é a Itajaí que estamos construindo juntos. Uma cidade vibrante, que cresce e se transforma.