PEMI

Metodologia Diptos

METODOLOGIA DIPTOS

A construção do PEMI 2040 foi protagonizada por múltiplos atores, sendo que este ponto foi fundamental por ter instituído um método de forma colaborativa. O processo foi efetivado por 13 etapas:

  1. Consolidação dos 100 primeiros dias de governo

  2. Parceria técnico-científica entre a Prefeitura Municipal e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

  3. Definição do escopo do trabalho

  4. Diagnóstico da Prefeitura Municipal de Itajaí

  5. Pesquisa Social com os munícipes

  6. Pesquisa Itajaí em Números

  7. Pesquisa de Tendências e Boas Práticas em Gestão Pública

  8. Formação da Rede de Multiplicadores do PEMI 2040

  9. Oficinas do Futuro

  10. Rodas de conversa (socialização)

  11. Consolidação do Mapa Estratégico

  12. Construção de instrumentos auxiliadores na aplicação e monitoramento do PEMI, e

  13. Implantação do Escritório PEMI.

Esta metodologia proporcionou fundamentação para a definição da MISSÃO, VISÃO, VALORES, METAS, OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, AÇÕES ESTRATÉGICAS, INDICADORES DE GESTÃO e INDICADORES DOS ODS.

Os números a seguir demostram esse método colaborativo que viabilizou a construção de um plano substancial e exequível, que esperamos não seja nunca abandonado, mas, apenas realinhado, quando necessário. Assim, resumidamente, o PEMI envolveu quase 5.000 (cinco mil) pessoas, sendo:

  • 272 servidores públicos no diagnóstico realizado na prefeitura,

  • 1.139 munícipes entrevistados na Pesquisa Social realizada em 28 comunidades urbanas e rurais,

  • 3.000 indivíduos já foram reunidos na socialização intitulada Rodas de Conversa, e

  • 477 líderes comunitários colaboraram e foram ouvidos nas Oficinas do Futuro.

Este movimento resultou em um MAPA ESTRATÉGICO onde definiram-se 33 objetivos estratégicos que atuam em 24 áreas distintas e originam 228 ações estratégicas, alinhadas aos ODS, as quais foram e serão responsáveis pela criação de diversos projetos que visam atender ao plano.

Para o monitoramento do desempenho destes resultados, definiu-se 80 INDICADORES DE GESTÃO e 30 MULTIPLICADORES – grupo composto em sua maioria por servidores efetivos, embasados principalmente pelo fruto do documento Itajaí em Números.

A INOVAÇÃO do PEMI 2040 se deu por meio de uma construção colaborativa tornando-se uma medida política e estratégica que precisava ser desenvolvida por um plano muito bem construído, norteado pela metodologia DIPTOS.

DIPTOS é um termo usado pelo PEMI para se referir a:
Diagnóstico da Prefeitura; Itajaí em Números; Pesquisa nos Bairros; Tendências e Boas Práticas; Oficinas do Futuro; Secretarias.
Saiba mais sobre cada um deles clicando em suas letras correspondentes.

DIAGNÓSTICO DA PREFEITURA

O DIAGNÓSTICO foi aplicado na prefeitura, envolvendo diversos servidores públicos, que permitiu conhecer os processos realizados por cada secretaria e a identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

ITAJAÍ EM NÚMEROS

Para o monitoramento do desempenho destes resultados, definiu-se 80 Para o monitoramento do desempenho destes resultados, definiu-se 80 INDICADORES DE GESTÃO e 30 MULTIPLICADORES – grupo composto em sua maioria por servidores efetivos, embasados principalmente pelo fruto do documento Itajaí em Números.grupo composto em sua maioria por servidores efetivos, embasados principalmente pelo fruto do documento Itajaí em Números.

PESQUISA NOS BAIRROS

A PESQUISA SOCIAL foi realizada nas comunidades urbanas e rurais do município teve o objetivo principal de identificar qual a expectativa da sociedade quanto ao futuro de Itajaí

TENDÊNCIAS E BOAS PRÁTICAS

O estudo das TENDÊNCIAS E BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO PÚBLICAS identificou 101 proposições, com alguns destaques, como principalmente a necessidade de um novo modelo de governança pública, o uso de alta tecnologia e seu emprego para a melhoria da educação, saúde e segurança, além de uma forte tendência para a humanização da cidade, criando áreas verdes para o convívio social e revitalização de ruas e rios, demonstrando um aumento com a preocupação na conservação ambiental, redução da vulnerabilidade

OFICINAS DO FUTURO

As OFICINAS DO FUTURO foram realizadas em 08 etapas, com a participação de diversas partes interessadas ao planejamento estratégico, como representantes de empresas e bairros (urbanos e rurais), ONGs e grupos étnicos, instituições de ensino, sindicatos e associações, instituições sociais, políticas, religiosas, imprensa e jovens, todos com o propósito de idealizar a Itajaí de 2040, resultaram em 1.188 ideias relacionadas à cidade do futuro.

SECRETARIAS

Indica que foi realizado um ajuste pela SECRETARIA.